O refúgio do diploma: quando o excesso de estudo esconde o medo da prática

O próximo curso não vai entregar a segurança interna que você procura. O efeito mais provável de uma nova inscrição é apenas empurrar o medo de agir alguns meses para a frente.

Existe uma engenharia psíquica sofisticada e socialmente legitimada no hábito de emendar uma formação na outra. O profissional paralisa diante da execução prática, olha para a própria inércia e conclui, com convicção sincera, que o entrave é técnico. Imagina que ainda faltam ferramentas, que o método precisa ser refinado, que é indispensável dominar mais uma teoria ou aguardar uma certificação derradeira que finalmente conceda a autorização para colocar seu projeto no mundo.

Essa narrativa é sedutora porque transfere para o campo da competência cognitiva um conflito que pertence inteiramente à tolerância emocional. O estudo perpétuo, na maioria dos casos em que projetos nunca saem da gaveta, raramente decorre de ignorância real; funciona, antes, como refúgio defensivo.

Enquanto permanece na posição de aluno, o sujeito habita um território protegido do atrito concreto com a realidade. Na sala de aula, nos livros ou diante de aulas gravadas, o erro é sempre uma hipótese pedagógica controlada, uma abstração debatida com segurança. Nesse ambiente, a autoimagem profissional e a fantasia de competência permanecem intactas, preservadas de qualquer desmentido exterior.

No momento em que o projeto é publicado, o serviço é oferecido ou a ideia é submetida ao público, essa blindagem imaginária é desfeita. A ação prática convoca a imperfeição imediata, o risco da recusa e, fundamentalmente, a exposição da própria insuficiência ao olhar do outro. Colocar algo no mundo é renunciar ao estatuto da potencialidade perfeita para aceitar a realidade de uma realização imperfeita e sujeita à crítica.

O acúmulo contínuo de certificados, portanto, não serve para preencher uma defasagem objetiva de conhecimento, mas para adiar o encontro com a própria incompletude. Não há desleixo, preguiça ou covardia deliberada nessa conduta. Trata-se da angústia legítima de quem ainda não aprendeu a sustentar o desconforto de produzir fora da garantia teórica e do amparo institucional.

A armadilha reside no fato de que nenhuma teoria tem a capacidade de eliminar o risco inerente à prática. O conhecimento técnico organiza os recursos e orienta a intervenção, mas jamais substituirá a coragem de suportar o erro como parte indissociável da experiência. A segurança não antecede o ato: ela é o subproduto tardio da permanência em campo aberto.

A maturidade profissional e subjetiva não floresce no acúmulo ilimitado de garantias prévias, mas na capacidade de dar passagem ao próprio trabalho mesmo sob a consciência aguda do inacabado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima